Saiba como se planejar para o pagamento dos encargos e evitar erros
Pagar impostos pode ser um assunto complicado para muitos empreendedores. Diante de tantos encargos, muita gente pensa em arquitetar estratégias para sonegar os compromissos fiscais, não é mesmo? Mas, é importante lembrar que o crime de sonegação de tributos está previsto na Lei, e pode trazer muita dor de cabeça a quem incorrer na sua prática.
O que significa sonegar impostos?
Sonegar impostos é deixar de pagar os tributos devidos ao Município, Estado ou União. A prática pode se dar através da omissão de bens e recursos na declaração do Imposto de Renda ou nos demonstrativos contábeis e pela falsificação dessas informações.
Mas essa fraude pode acarretar problemas ao empresário, empresa a qual representa, e, em maior grau, até para a população local e para o país. Isso, porque o dinheiro arrecadado é usado na manutenção da infraestrutura e no custeio de projetos e serviços de saúde, educação, cultura etc.
Quais são riscos e consequências para quem sonega?
O primeiro ponto a ser considerado é o risco de ser pego pela fiscalização. A Receita Federal tem mecanismos cada vez mais avançados para identificar sonegadores, como cruzamento de dados e inteligência artificial. Além disso, a punição para quem for flagrado sonegando pode ser bastante severa, incluindo multas, juros e até mesmo prisão.
Além disso, pode parecer contraditório, mas, muitas vezes, sonegar pode sair mais caro do que pagar corretamente. Isso, porque, em caso de fiscalização, o sonegador terá que arcar com as multas e juros, além do pagamento pelo imposto devido com correção monetária. Ou seja, o valor a ser pago, no fim das contas, será muito maior que o que ele pagaria se o tivesse feito corretamente desde o início.
Ademais, pagar impostos em dia traz mais segurança para a empresa ou pessoa física. Uma vez que, dessa forma, você não corre o risco de ter contas ou bens bloqueados, por exemplo. Ou, ainda, de perder o registro do CNPJ ou do CPF, o que, por sua vez, impossibilita o acesso a linhas de crédito e financiamentos.
Como não correr o risco de sonegar impostos
Com planejamento, é possível reduzir os riscos com o não pagamento dos impostos, bem como diminuir substancialmente a carga tributária da sua empresa.
Em tempos de ESG, em que buscamos um mundo mais inclusivo e sustentável, manter a saúde financeira e fiscal dos negócios faz toda a diferença!
Contrate um bom contador, com domínio no sistema tributário brasileiro e que poderá acompanhar de perto seus compromissos fiscais. Faça o planejamento tributário de seu negócio, analisando as alternativas legalizadas de redução dos encargos, como os programas de isenção e incentivos. E tenha total controle sobre sua emissão de notas fiscais.
Fale, aqui, com um de nossos consultores.
E mantenha em ordem os encargos fiscais de seu negócio!